quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Gordice no meio da semana

E então dia desses minha mãe me deu um livro que eu já tinha.
Marido se encarregou de trocar por algo que ainda não tivéssemos e apareceu em casa com A Itália de Jamie. Eu adoro os livros do Jamie Oliver, as receitas são fáceis de se preparar no dia a dia, as fotos são incríveis e o texto vai muito além de ingredientes e modo de preparo.


Esse conta as aventuras do chef pela Itália e foi usado no mesmo dia em que compramos!
Escolhemos um carbonara de linguiça, os ingredientes são todos fáceis de serem encontrados e a receita original é bem simples, eu reduzi pela pela metade e adaptei algumas coisinhas, ficou assim:

Ingredientes:
2 linguiças de porco orgânicas.
1/2 xícara de bacon picado.
250g de linguini
2 gemas de ovos grandes orgânicos
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de parmesão ralado
Raspas de 1 limão
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino

Como faz:
Coloque água para ferver em uma panela grande.
Corte a pontinha da linguiça e retire a carne, espremendo. Com as mãos úmidas faça pequenas bolinhas e reserve.


Pique o bacon em pedaços pequenos. Um uma frigideira anti aderente coloque um fio de azeite, espere esquentar e distribua as mini almondegas de linguiça. Deixe dourar virando pra assar por igual, de todos os lados. Quando estiverem tostadinhas acrescente o bacon.
Coloque o linguine na água fervente e deixe cozinhar seguindo as instruções da embalagem.
Em um outro recipiente misture o creme de leite, as gemas, metade do parmesão e as raspas de limão. Tempere a mistura com um pouquinho de sal (cuidado pra não exagerar, o bacon e as linguiças já são salgados!) e pimenta do reino moída na hora. Na receita do Jamie ele usava salsinha, como eu não tinha coloquei no final do preparo um pouquinho de cebolinha fresca.


Quando a massa estiver cozida, junte-a à mistura de linguiça e bacon, acrescentando aproximadamente uma concha da água do cozimento. Abaixe o fogo e junte a mistura de creme e ovos, mexendo sempre e tomando cuidado pra não cozinhar demais, se ficar muito tempo no fogo vai parecer ovos mexidos. Se o molho ficar muito grosso corrija com um pouco mais de água.



Coloque em uma travessa, e sirva com o restante do parmesão ralado.


Fica delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário