quinta-feira, 28 de março de 2013

Um bolo para o feriado



Perfeito pro café da manhã, esse bolo é pá-pum.
Se você quer entrar no clima da Páscoa, pode aproveitar os restos de ovos de chocolate (aí na sua casa sobra?) e usá-los picadinhos no lugar das passas. Nunca fiz assim, mas tem como ficar ruim?

A receita original é do livro Panelinha, mas fiz algumas adaptações.

Você precisa de:
2 bananas prata
1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (usei 1 xícara de farinha de trigo integral e meia xícara de farinha de trigo branca)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga e farinha pra untar

Acrescentei um punhado de uvas passas.

Faz assim:
Preaqueça o forno em temperatura média. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Coloque em uma tigela as farinhas e o fermento peneirado. Em um outro recipiente amasse as bananas com o garfo. Na batedeira junte a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme fofo. Sem parar de bater adicione os ovos um a um, em seguida as bananas amassadas. Reduza a velocidade da batedeira e adicione a farinha com o fermento. Junte a essência de baunilha e bata mais um pouquinho pra misturar. Desligue a batedeira e misture as passas na massa com uma colher. Despeje a massa na fôrma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos (eu tirei aos 35), pra confirmar se o bolo está assado é só fazer o teste do palito. É isso. 

Bom feriado a todos, feliz Páscoa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário