quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gordice (nem tanto) de Quarta: Muffin de abóbora

Esses muffins estavam há muito tempo na minha lista de receitas a fazer, são do livro  Jamie em Casa, um de meus preferidos.
Aí essa semana o mundo conspirou a meu favor e eu consegui separar um tanto de abóbora que usei no almoço pra colocar nos bolinhos. É bem fácil e ficam deliciosos, mesmo, de verdade, de coração!


Pra aproximadamente 12 bolinhos você precisa de:
400 g de abóbora menina madura, com a casca e sem as sementes, picada grosseiramente
350 g de açúcar mascavo
4 ovos grandes, de preferência caipira ou orgânico
1 pitada de sal
300 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) cheias de fermento
um punhado de nozes (usei 1 xícara de chá)
1 colher (chá) de canela em pó
175 ml de óleo de oliva extra virgem (não torque por óleo comum, o sabor do azeite contribui muito pro resultado final)

Faz assim:
Preaqueça o forno a 180 graus (aqui é preciso abrir um parênteses, meu forno é uma coisa de ruim, então sempre deixo a temperatura um pouco mais alta que o recomendado na receita, mas se você não conhece bem seu amigo forninho, faça como manda o Jamie, 180 graus). Forre as formas de muffin com invólucros de papel (eu estava sem as assadeiras próprias pra bolinhos e coloquei as forminhas de papel lado a lado em uma forma comum, dá certo, mas o muffin não fica tão lindo e redondinho).

Bata a abóbora crua no processador ou no liquidificador até que fique bem picada. Adicione o açúcar e os ovos, bata mais um pouco só pra misturar. Coloque todos os demais ingredientes e processe até ficar bem batido. Não bata demais, é só misturar e pronto.

Coloque a mistura nas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, faça o teste do palito pra confirmar se está assado. Estão prontos!

Ah, no livro do Jamie também tem uma receita de cobertura pra esses bolinhos, eu não fiz, mas se você quiser aqui nesse link tem.

Agora sério, não precisa, porque eles ficam perfeitos, super macios, úmidos e com um aroma delicioso. Aliás, é um ótimo lanchinho pros pequenos, gostoso e super nutritivo.

Faz e me conta ;)

3 comentários:

  1. ahh não, assim é sacangem! Deve ser delicioso! Vou tentar algum dia destes! Beijõesssss
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm! Parece muito muito muito bom! Que delicia! Eu queroooo! Bjooooo

    ResponderExcluir