quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Política para crianças. De acordo com quem não sabe nada sobre política.

(oi, antes que você comece, um pequeno aviso: se você é daqueles que defendem candidato e partido como se fossem jogador e time de futebol, por favor, não se dê ao trabalho de ler, esse é um texto de amor, que não visa brigas ou discussões políticas)

É claro que você ainda é muito pequena pra pensar em eleições, mas Domingo nós vamos votar.
Logo que começaram as campanhas políticas eu quase desisti.
Ia desistir do meu direito de escolher porque, sinceramente, eu não via opção.
O mundo anda estranho filha, nosso país também.
E não é que as coisas estejam ruim pra nós, veja bem, temos chocolate importado no armário da nossa casa.
Mas sabe de uma coisa minha pequena, tem gente por aí que não come arroz e feijão há muito tempo. Tem gente que não vai ao dentista, que não faz nem duas refeições por dia e que não tem a mínima condição de conseguir um emprego decente.
E essa gente precisa de ajuda, da nossa ajuda.
Vez ou outra vejo alguém reclamar dos programas assistenciais que temos por aqui. Eu reclamo que sejam poucos.
Não dá pra viver a vida olhando pro próprio umbigo.

Então no Domingo eu quero te levar no colégio onde voto, pra você ver a cara dos candidatos na urna, pra ir se acostumando com o nosso jeito de escolher.
Quero te contar que depois de bater a cabeça pensando em 3 candidatos como se fossem os únicos eu acabei descobrindo que, como a maioria dos meus amigos, ando meio tapada.
Ainda temos algumas opções sabe filha, e escolhendo um desses que ficam lá pra trás nas pesquisas eu me senti sonhadora outra vez.
Não desse jeito ruim, que diz que quem vota em quem não tem chances tá jogando o voto no lixo.
Me senti sonhadora como fui um dia, votando pela primeira vez num candidato barbudo que representava pra mim uma revolução.

Eu escolhi por nós duas.
E vamos as duas votar por um desenvolvimento sustentável e uma cultura de paz.
É legal pensar nisso não é? Uma "cultura de paz", já pensou em tudo que isso pode significar?
Eu ando pensando.
Tentando imaginar seu futuro, tentando te criar pro mundo, pra que você seja livre e independente pra fazer suas escolhas.
Eu ando pensando em te dizer umas coisas, coisas que você só vai entender quando for maior, e que por isso eu registro aqui.
Minha menina, quando chegar sua vez, não escolha um candidato porque seu pai e sua mãe votam nele. Escolha. De verdade.
E nunca, jamais, em hipótese alguma, se conforme com coisas que não são aceitáveis.

Com amor,
Mamãe (sempre inconformada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário